As ligas metálicas são materiais formados pela mistura de dois ou mais metais, os mais comuns são: Níquel (Ni), Cromo (Cr), Molibdênio (Mo), Nióbio (Nb), Cobalto (Co), Berílio (Be) e Titânio (Ti). Uma maior porcentagem de metal caracteriza sua base, por exemplo: a liga Fit Cast V da Talmax é a base de Níquel, isso significa que a maior quantidade do metal é 73% de (Ni) e outras porcentagens bem menores de outros metais.

Elas são criadas a partir do aquecimento entre os componentes da liga, até os seus respectivos pontos de fusão, de modo conjunto ou isolado, seguido de esfriamento e solidificação. As ligas se caracterizam por fornecer ou modificar propriedades que os metais isolados não apresentam.

Dentre estas características destacam-se:

  • Condutividade elétrica e térmica;
  • Resistência à corrosão;
  • Resistência mecânica;
  • Temperatura de fusão.

As ligas odontológicas foram devidamente classificadas de acordo com suas características e cada uma possui uma indicação específica. Com novas descobertas na área da Odontologia, algumas ligas deixaram de ser utilizadas em determinados tipos de restaurações, como em coroas totalmente ou parcialmente metálicas, dando lugar a materiais mais estéticos. Porém as ligas de metais altamente nobres como ouro e também a prata Paladium continuam como excelentes indicações para confecção de núcleos, (próteses parciais removíveis tipo PPR em ouro ainda são usadas). Já as ligas não nobres estão inclinadas para metalocerâmicas.

Veja as características e indicações de cada liga com seus respectivos coeficientes de expansão térmica (CET) e oxidação.

Liga de NiCr – liga de baixa oxidação e baixo escurecimento, indicada para metalocerâmica, núcleos metálicos fundidos, RMF (restauração metálica fundida), barra protocolo etc. CET de 14.1, compatível com diversas cerâmicas do mercado.

Liga de NiCr com Titânio – liga de baixa oxidação e baixo escurecimento, alto grau de resistência possibilitando cópias milimétricas como copings de 0,2mm. Indicada para metalocerâmica, núcleos metálicos fundidos, RMF (restauração metálica fundida) especialmente barra protocolo, pois o metal é resistente e muito leve, gerando mais conforto para o paciente. CET de 14.0, compatível com diversas cerâmicas do mercado.

Liga de NiCr sem Berílio e com Nióbio – Esta liga é de média oxidação, não possui o berílio como agente antioxidante que foi substituído pelo nióbio. É indicada para metalocerâmica, núcleos metálicos fundidos, RMF (restauração metálica fundida), barra protocolo etc. CET de 14.1, compatível com diversas cerâmicas do mercado.

Liga de NiCr sem Berílio – Liga de alta oxidação, exclusivamente sem berílio. É indicada para metalocerâmica, núcleos metálicos fundidos, RMF (restauração metálica fundida), barra protocolo etc. CET de 14.0, compatível com diversas cerâmicas do mercado.

Liga de CoCr – Liga de alta oxidação e isenta de Níquel e Berílio. É indicada para metalocerâmica, núcleos metálicos fundidos, RMF (restauração metálica fundida), barra protocolo etc. CET de 14.8, compatível com diversas cerâmicas do mercado.

Liga de CuAl – Liga de baixa fusão, indicada para núcleos metálicos fundidos, RMF e estruturas para serviços de metalo-plástica. Esta liga não é tão resistente quanto às ligas a base Níquel e Cobalto que são de alta fusão e extremamente resistentes. Não é indicada para metalocerâmica.

Fit Flex CoCr – Liga exclusiva para PPR é de alta oxidação, fácil soldagem, flexibilidade e memória elástica. Possui alta capacidade de polimento, permitindo um brilho excepcional. Podem ser usadas em barras de protocolo acrílicas. Não sendo indicada para metalocerâmica.

O Tilite é uma categoria mais seleta das ligas, contém uma quantidade maior de Titânio em sua fórmula e divide-se em categorias específicas para cada cerâmica do mercado, além de ser uma ótima opção para fundições de uclas calcináveis com base em Titânio.

*OBS: Encontramos no mercado algumas marcas específicas que, assim como a linha FIT, possuem características como: resistência, dureza vickers, elasticidade, alongamento, temperatura de fundição e CET (coeficiente de expansão térmica). Sendo a Fit Cast um nome para diferenciar uma liga para metalocerâmica e a Fit Flex com Cobalto para PPR. 

Conhecer as ligas, suas composições e indicações é fundamental para obter sucesso no resultado dos trabalhos protéticos. Respeitando a temperatura de fundição e o coeficiente de expansão térmica, conseguimos previsibilidade com segurança e qualidade.

Sobre o autor: André Thiago Dias Vieira, TPD e Consultor Técnico Talmax.

Artigo publicado na Revista Dental ITA News – Edição 28 | Julho/21. 
Acesse a revista completa aqui

Talmax

Talmax

Com 27 anos de experiência, a Talmax é uma das principais empresas do país no segmento de prótese odontológica, com mais de 300 itens na sua linha de produtos. É referência na área de sistemas CAD/CAM e a representante oficial da empresa italiana Zirkonzahn no Brasil.

Informações sobre Prótese Odontológica
Clique aqui!
Precisa de ajuda?
Fale com a TALMAX!
Fale com a gente!