Um dos grandes desafios do tão falado fluxo digital é fazer com que os técnicos em prótese dentária conheçam o processo da impressão de arquivos de escaneamento intraoral. Esse tipo de escaneamento é uma das etapas que existem dentro do contexto digital, já que é tarefa do TPD transformar os arquivos digitais recebidos em uma impressão 3D. Essa manipulação dos arquivos precisa ser feita com cuidado e atenção, pois é esse processo que define uma boa (ou má) adaptação de um dispositivo intraoral, por exemplo. 

Pensando em ajudar o profissional que trabalha no laboratório de prótese dentária, separamos um passo a passo sobre a impressão de arquivos de escaneamento intraoral. Confira abaixo: 

Passo 1: Recebimento dos arquivos digitais ou arquivos do escaneamento intraoral

O primeiro passo sobre a impressão de arquivos de escaneamento intraoral é o recebimento destes em formato STL, vindos do cliente. Para conseguir manusear estes arquivos o laboratório de prótese dentária precisa ter um software específico de modelagem ao trabalho que se destina, modelo, guia cirúrgico etc.

Passo 2: Elaboração digital do modelo

O segundo passo para avançar no processo é: o laboratório precisa gerar o modelo digital desse arquivo recebido do cliente. O técnico em prótese dentária vai abrir o arquivo, conferir a malha do escaneamento e se está completo com tudo que ele precisa para iniciar o trabalho (modelo de trabalho, antagonista, mordida) e, por fim, vai gerar um modelo digital deste arquivo. Assim, ele pode fazer os ajustes necessários para a próxima etapa.

Passo 3: Acessar a impressora

Para avançar no processo, agora o TPD salva o arquivo final em um pendrive e acessa a impressora 3D. Assim, ele consegue começar o trabalho diretamente do equipamento. 

Passo 4: Executar a impressão 3D

Hora de executar a impressão 3D. O técnico em prótese dentária vai plugar o pendrive, ligar a impressora 3D, abrir o arquivo selecionado no display, acessar o  arquivo e executar a impressão, seguindo as configurações necessárias.

Passo 5: Finalização do modelo

O quinto e último passo diz respeito à finalização do modelo 3D. A maioria dos modelos em impressão 3D são feitos com resina e, por isso, é preciso tirar o excesso da resina, limpar com álcool e finalizar com a fotopolimerização do modelo. 

Para essa finalização, você pode utilizar a Wash & Cure, o sistema de lavagem e cura da Anycubic, compatível com todas as resinas 3D no mercado. 

Quer saber mais sobre as opções de Impressora 3D da Talmax? Fale conosco.

Talmax

Talmax

Com 27 anos de experiência, a Talmax é uma das principais empresas do país no segmento de prótese odontológica, com mais de 300 itens na sua linha de produtos. É referência na área de sistemas CAD/CAM e a representante oficial da empresa italiana Zirkonzahn no Brasil.

Informações sobre Prótese Odontológica
Clique aqui!
Precisa de ajuda?
Fale com a TALMAX!
Fale com a gente!