Um dos grandes desafios do tão falado fluxo digital é fazer com que os técnicos em prótese dentária conheçam o processo da impressão de arquivos de escaneamento intraoral. Esse tipo de escaneamento é uma das etapas que existem dentro do contexto digital, já que é tarefa do TPD transformar os arquivos digitais recebidos em uma impressão 3D. Essa manipulação dos arquivos precisa ser feita com cuidado e atenção, pois é esse processo que define uma boa (ou má) adaptação de um dispositivo intraoral, por exemplo.
Pensando em ajudar o profissional que trabalha no laboratório de prótese dentária, separamos um passo a passo sobre a impressão de arquivos de escaneamento intraoral. Confira abaixo:
Passo 1: Recebimento dos arquivos digitais ou arquivos do escaneamento intraoral
O primeiro passo sobre a impressão de arquivos de escaneamento intraoral é o recebimento destes em formato STL, vindos do cliente. Para conseguir manusear estes arquivos o laboratório de prótese dentária precisa ter um software específico de modelagem ao trabalho que se destina, modelo, guia cirúrgico etc.
Passo 2: Elaboração digital do modelo
O segundo passo para avançar no processo é: o laboratório precisa gerar o modelo digital desse arquivo recebido do cliente. O técnico em prótese dentária vai abrir o arquivo, conferir a malha do escaneamento e se está completo com tudo que ele precisa para iniciar o trabalho (modelo de trabalho, antagonista, mordida) e, por fim, vai gerar um modelo digital deste arquivo. Assim, ele pode fazer os ajustes necessários para a próxima etapa.
Passo 3: Acessar a impressora
Para avançar no processo, agora o TPD salva o arquivo final em um pendrive e acessa a impressora 3D. Assim, ele consegue começar o trabalho diretamente do equipamento.
Passo 4: Executar a impressão 3D
Hora de executar a impressão 3D. O técnico em prótese dentária vai plugar o pendrive, ligar a impressora 3D, abrir o arquivo selecionado no display, acessar o arquivo e executar a impressão, seguindo as configurações necessárias.
Passo 5: Finalização do modelo
O quinto e último passo diz respeito à finalização do modelo 3D. A maioria dos modelos em impressão 3D são feitos com resina e, por isso, é preciso tirar o excesso da resina, limpar com álcool e finalizar com a fotopolimerização do modelo.
Para essa finalização, você pode utilizar a Wash & Cure, o sistema de lavagem e cura da Anycubic, compatível com todas as resinas 3D no mercado.
Quer saber mais sobre as opções de Impressora 3D da Talmax? Fale conosco.